online_shopping
31% DOS PORTUGUESES FIZERAM COMPRAS ONLINE EM 2015

O comércio eletrónico é uma área que tem crescido em Portugal, mas os números mais gerais mostram que ainda há um longo caminho até que o país esteja ao nível dos congéneres europeus. O valor fica muito abaixo dos 81% registados no Reino Unido e também é inferior à média europeia de 53%. Entre os portugueses, os jovens adultos são os que mais recorrem à Internet para fazer compras, com o segmento de viagens e alojamento a ser o mais popular.

Os valores agora partilhados resultam de um estudo feito pelo Eurostat e que é relativo ao ano de 2015.

O número de consumidores portugueses que costumam fazer pesquisas online antes de se dirigirem às lojas para fazerem compras tem vindo a aumentar nos últimos anos, situando-se actualmente nos 31%.

Portugueses espreitam Internet, e refere que a tendência é maior entre as faixas etárias mais jovens, diminuindo com o aumento da idade.

Entre os jovens dos 18 aos 24 anos, o hábito começa a ser primeiro a consulta na web (65%) e só depois o recurso às lojas como primeira fonte de informação (35%). Entre os indivíduos na faixa etária dos 55 aos 65 anos, 93% pesquisam primeiro nas lojas e só 6% o fazem online.

A mesma análise verificou que os portugueses dão valor à possibilidade de tocar nos produtos da loja, bem como à experimentação destes. Relativamente à possibilidade de tocar nos produtos” 64% “valoriza” esta opção e 28% “valoriza muito”.

O experimentar os produtos na loja é “valorizado” por 67% dos consumidores e “muito valorizado” por 25%. Lojas que criam eventos ou experiências são também valorizadas pela grande maioria dos portugueses (82%). No entanto, esta tendência destaca-se menos entre os indivíduos mais velhos: 78% entre os indivíduos dos 45 aos 54 anos e 68% entre os indivíduos dos 55 aos 65 anos.